Friday, December 4, 2009

Onde aprender Java

Nesse post pretendo dar dicas dos melhores lugares para se aprender Java. Claro, o esforço e a prática são os itens mais importantes para se dominar determindo assunto. Portanto não ache que somente pelo fato de você ter adquirido um desses livros que você se tornará um bom programador, mas um bom guia sempre ajuda.

-Livros:

  • Java: como programar - Harvey M. Deitel: Uma excelente publicação sobre Java. Traz uma abordagem completa sobre a linguagem Java, desde assuntos mais fundamentais (Instalação da SDK) até conceitos avançados (como programação concorrente). Um aspecto positivo dessa obra é que ela desenvolve seu conteúdo com vários problemas e situações interessantes. Tem em torno de 1150 páginas, seu preço é um pouco alto, mas é um ótimo investimento.
  • Use a cabeça! Java - Kathy Sierra: Um livro bastante interessante e inovador! traz uma abordagem completamente diferente dos outros, mostrando um novo caminho para se aprender. Trazendo diversas figuras e charges, o livro faz muitas analogias com o cotidiano, e assim como o "Java: Como Programar" trabalha muito ligado com problemas de lógica. Tem na faixa de 490 páginas, e seu valor também é um pouco alto, mas vale a pena!
  • Core Java - Gary Cornell: Para aquelas pessoas que já programam em Java esse livro é um dos mais inicados, excelente obra, cheia de exemplos reais! ótimo guia de referência! Volume 1 tem cerca de 420 páginas.
-Fórúns:
  • http://www.guj.com/ - Maior fórum sobre java da internet brasileira, você encontra muitas respostas nesse site, pessoalmente é o que eu mais gosto e uso.
  • javafree.uol.com.br/index - Fórum sobre a linguagem Java, possui um conteúdo muito bom.
-Cursos:
  • Caelum - http://www.caelum.com.br/ : Um dos melhores e mais respeitados cursos de Java do Brasil! eles tem cursos em várias áreas da programação, vale a pena verificar.
  • Etecs do Centro Paula Souza - http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/ : Em muitas escolas técnicas é oferecido o curso de informática (eu estou fazendo na Etec de São Paulo), mas nem todos possuem aulas de java. Aqui na Etesp (Etec de São Paulo - www.etesaopaulo.com.br) nós temos essa matéria. O curso tem excelente qualidade, eu recomendo.
  • Faculdades: Há diversas faculdades que oferecem cursos na área da computação, dentre as públicas as mais conhecidas e renomadas aqui de São Paulo são: USP, Unicamp, Fatec-sp, etc.
Agora é só escolher a opção que mais se adequa a você e se dedicar!

1 comment:

  1. Muito Bom!
    Vou ler o use a cabeça ( ouvi dizer que ele á muito bom ) e também participar do Guj.com.br pelo que eu vi só tem fera la!
    Vlw Chanps!

    ReplyDelete